Minicursos

Capacitação para a Trilha da Água

Serão apresentados os aspectos mais importantes da trilha da Água bem como o contexto do Parque Ecológico do Tietê, objetivando capacitar os participantes do minicurso para conduzirem outras pessoas pela trilha de forma responsável e participativa.

O minicurso será dividido em duas etapas, a primeira – capacitação, com duração de 3 horas (13h30 – 16h30) no dia 22/10 parte teórica e trilha para reconhecimento do local; e a segunda no dia 24/10 – (14h00 – 16h00) sendo que as pessoas capacitadas na primeira etapa conduzirão um grupo de pessoas pela trilha, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na capacitação.
Quem oferecerá o minicurso: Fernando Teixeira (Gestor Ambiental do Parque Ecológico do Tietê)
A participação em ambas as etapas é essencial para receber o certificado.

Data: 22 de outubro, das 13h30 às 16h30

24 de outubro, das 14h às 16h (será remarcada a trilha do dia 24 após a Semana de GA)

Participantes: 15

Local: Parque Ecológico do Tietê – Centro de Educação Ambiental  (CEA),

Rua Guira Acangatara, 70 (linha Kera-Lux/ Penha de ônibus), mais detalhes em http://www.ecotiete.org.br/mapas/como_chegar.htm

Inscrições Encerradas

Observações: a Comissão não conseguiu ônibus da EACH para levar os participantes. Portanto um membro da Comissão Organizadora reunirá os participantes no vão do auditório na EACH às 12:30 e o transporte será a perua Keralux – Penha (o trajeto dura uns 5 minutos).

Alternativas: carona solidária (para quem tiver carro) e/ou bicicleta!!!

Contamos com a compreensão de todos.

Obrigada

…………………………………………………………………………………………………………………………….

“Plantas medicinais: BIOCONSERVAÇÃO e POTENCIALIDADES”
Origem, histórico e importância econômica de plantas medicinais. Irá abordar algumas estratégias para o estudo de produtos naturais,  bem como, ilustrar moléculas isoladas de plantas medicinais com interesse em saúde. Discutirá as técnicas e métodos de análise química de produtos naturais de plantas medicinais.

O minicurso em questão terá um caráter teórico-experimental. As atividades compreendidas como aulas práticas serão efetuadas em laboratório .

Mediadora: Profa. Dra. Miriam Sannomiya (EACH-USP)

Data: 22 de outubro, das 14h as 18h

Número de participantes: 35

Local: Laboratório didático de Química (Bloco A1, 1º andar) – EACH (USP Leste)

Inscrições Encerradas

…………………………………………………………………………………………………………………………….

Wiki Cidades Sustentáveis

A Wiki Cidades Sustentáveis é uma rede aberta, formada por pessoas que trabalham em diferentes áreas e têm como interesse comum a sustentabilidade e a colaboração. A rede busca promover o intercâmbio e pesquisa de experiências de forma colaborativa.

O coletivo surgiu da vontade de um grupo de pessoas de trocar informações sobre conceitos, técnicas e iniciativas de sustentabilidade nas cidades, territórios e temas relacionados, e explorar ferramentas e métodos colaborativos para compartilhar pesquisas e experiencias sobre esses temas. 

Além da troca de informações, o grupo busca soluções para questionamentos que são comuns a muitas redes a respeito das ferramentas que podem ser utilizadas, de como trabalhar os processos sociais, como estimular a troca entre o real e o virtual, e como trabalhar em espaços colaborativos e tornar esse trabalho eficiente e facilitar a disseminação dessas informações e seu uso em escala. Por fim, como levar à pratica uma ideia que vem sendo muito falada em diferentes âmbitos: a colaboração.

A ideia é que a capacitação das pessoas para a ferramenta wiki ajude a catalisar esse processo de transformação para a colaboração, consolidando um espaço comum, aberto e sem donos, para compartilhar trabalhos e criar um ambiente onde trabalhemos juntos.

Mediador: Ariel Kogan e Alexandre Hannud Abdo

Data: 24 de outubro, das 14h as 18h

Participantes: 30

Local: Laboratório de Softwares Especiais III (Laboratório de SI), Prédio do Ciclo Básico – 2°andar – corredor próximo ao Banco do Brasil, 3° Laboratório – EACH

Inscrições Encerradas

…………………………………………………………………………………………………………………………….

Transition Towns

O movimento das Cidades em Transição, ou Transition Towns, foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como climáticas.

Hoje o movimento se faz presente em 31 países do mundo. Já são mais de 358 Iniciativas de Transição (em cidades , bairros e até ilhas) e 343 cidades oficiais.

As Iniciativas de Transição criam um processo promissor que engaja pessoas, comunidades, instituições e cidades para, juntos, pensarem e implementarem as ações necessárias de curto e longo prazo para enfrentar duas questões emergentes: as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo.

Palestrante: Frank Siciliano –Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie,  treinamento em Ecovilas, Permacultura, Bio-Construção, Energias Renováveis, Saúde nas Ecovilas e Ecologia Profunda. Membro do Gaia Education, CRIS e treinador oficial doTransition Towns.

Data: 24 de outubro, das 14h as 18h
Numero de participantes: 30
Local: Sala 221, Prédio I1 (Titanic) – EACH (USP Leste)
Inscrições Encerradas
…………………………………………………………………………………………………………………………….
Acesso e Uso da Literatura Científica em Base de Dados

Em todas as áreas de atuação deparamos com a necessidade de fazer projetos, relatórios e registros. Não é diferente na formação e atuação do Gestor Ambiental. Saber escolher e usar adequadamente boas referências poupa tempo e imprime qualidade e a confiabilidade ao seu trabalho.

A grande dificuldade está em saber utilizar adequadamente a grande quantidade de informação disponibilizada por diversas bases de dados.
A proposta do minicurso é discutir quando e como utilizar a informação científica publicada (projeto, publicação; citação e referências), e onde e como encontrar publicações científicas (bases de dados bibliográficos – LILACS, DEDALUS, Bases SIBi).
O minicurso tem como dinâmica tanto a demonstração como a prática da utilização dessas bases de dados.

Mediadora: Profa. Helene Mariko Ueno (EACH – USP)

Data: 24 de outubro, das 14h as 18h00

Participantes: 30

Local: Sala 222, Prédio I1 (Titanic) – EACH (USP Leste)

Fotos: Facebook

Material*: Mediafire
*Disponibilizado pela ministrante

…………………………………………………………………………………………………………………………….

Mercado de Carbono
A concretização do Protocolo de Quioto (PQ), em 1997, possibilitou o surgimento de um mercado mundial de carbono, visando o cumprimento das metas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) pelas Partes do Anexo I. Por meio deste Protocolo, o mercado acessível aos países que não possuem metas ocorre por meio do desenvolvimento de projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que originarão as chamadas reduções certificadas de emissão (RCE), popularmente conhecidos como créditos de carbono. Deste modo, a apresentação buscará situar o Brasil neste contexto e mostrar ações que corroboram para o desenvolvimento de projetos de redução de GEE.

Mediadora: Silvia Regina Stuchi Cruz(Gestora Ambiental EACH/USPDoutoranda DPCT/Unicamp – Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica; Mestre em Política Científica e Tecnológica DPCT/Unicamp)

Data: 24 de outubro, das 14h as 18h

Número de participantes: 30

Local: Sala 232, Prédio I1 (Titanic)  – EACH (USP Leste)

Inscrições Encerradas

…………………………………………………………………………………………………………………………….

Deixe um comentário